FAQ

Para acessar o Elefante Letrado, você precisa ter um login de usuário que pode ser fornecido pelo seu(a) professor(a) ou adquirido individualmente por um responsável, pois temos o plano para escolas ou para famílias.

O Elefante Letrado foi projetado para incentivar o hábito de leitura e avaliar a compreensão leitora de crianças entre 6 e 12 anos de idade, que se encontram no Ensino Fundamental 1. Entretanto, muitas instituições utilizam a ferramenta para estudantes da pré-escola. Professores de Português como Língua Estrangeira e fonoaudiólogas também podem optam por utilizar a plataforma com alunos maiores.

O Plano para Famílias pode ser adquirido através do nosso site. A licença de uso tem duração de 12 meses. Após o término desse período, a licença não é renovada automaticamente. O usuário tem acesso a sua própria biblioteca digital com jogos pedagógicos durante o período contratado.

Se você é aluno, é necessário solicitar para o seu professor ou para a nossa equipe (suporte@elefanteletrado.com.br).

Apenas os responsáveis pela conta da escola podem realizar essa alteração.

Professores e gestores podem acessar a aba turmas, clicar em editar, selecionar o estudante desejado e alterar o nível.

Desabilite o Google Tradutor do seu navegador. Vá em extensões - Google Tradutor - Desabilitar. Se o erro persistir, entre em contato conosco pelo e-mail suporte@elefanteletrado.com.br.

O perfil não pode ser editado até finalizar a tarefa atribuída pelo professor.

Seu usuário provavelmente recebeu tarefas do professor.

Sua escola pode ter habilitado a visualização da janela de níveis e determinado uma quantidade específica de níveis para os alunos lerem.

Visão do Aluno

Para entrar na plataforma, digite www.elefanteletrado.com.br. Lembre-se de utilizar o navegador Google Chrome ou o aplicativo IOS.

No canto superior direito, clique no botão “Entrar”. Em seguida, digite o nome de usuário do seu professor e clique em “Entrar”.

Caso o seu professor tenha mais de uma classe, selecione sua turma. Após, clique no seu avatar, digite sua a senha e clique em “Entrar”.

Pronto! Agora você pode ler e ouvir centenas de livros no Elefante Letrado. Você também pode realizar jogos de compreensão leitora, escrever suas respostas e gravar as suas leituras.

Os livros são organizados em níveis de aa a Z de acordo com a complexidade das obras. Todos os níveis anteriores ao nível no qual o aluno está ficam abertos. Os níveis posteriores ficam fechados. Para passar de nível, o aluno precisa completar 75% das atividades (escutar, ler e fazer o jogo) da prateleira na qual se encontra.

Exemplo: se o aluno estiver na letra H, ele deve completar 75% das atividades da estante para liberar a letra I.

Toda a atividade finalizada fica com uma marcação verde no ícone.

Embaixo de cada livro, existem ícones para acessar as diferentes atividades. Para ouvir um livro, clique no ícone do megafone. O livro começará a ser lido para você, e as páginas serão passadas automaticamente.

Os livros possuem marcadores de páginas. Se você sair e voltar para a mesma obra, você terá a opção de continuar a leitura de onde parou ou de reiniciá-la.

Embaixo de cada livro, existem ícones para acessar as diferentes atividades. Para ler uma obra, clique no ícone do livro. Use as setas para navegar pelas páginas.

Caso você queira dar um zoom no livro para aumentar as letras, clique duas vezes sobre o texto. Para aumentá-las novamente, clique mais duas vezes. Clique na lupa, no canto inferior direito da tela, para retornar a versão original da obra.

Navegue até o fim para ler toda a obra e liberar as atividades do livro.

Os livros possuem métricas de leitura, ou seja, um tempo mínimo no qual os alunos devem ler as obras. Esse tempo varia de acordo com o nível de proficiência. Se você não atingir o tempo mínimo, o livro não será contabilizado como lido, e os jogos e as atividades de leitura não ficarão disponíveis.

No final da leitura, os jogos de compreensão leitura e as atividades escritas serão liberados.

Os livros possuem marcadores de páginas. Se você sair e voltar para a mesma obra, você terá a opção de continuar a leitura de onde parou ou de reiniciá-la.

Embaixo de cada livro, existem ícones para acessar as diferentes atividades. Para realizar os jogos de compreensão leitora, clique no ícone com o ponto de interrogação. É importante lembrar que o ícone só ficará disponível se você ler ou ouvir o livro.

Existem 4 tipos de jogos:

No jogo de pergunta e resposta, você precisa selecionar a alternativa correta.

No jogo da memória, você seleciona duas cartas - uma azul e uma rosa - e avalia se o par está certo ou errado.

No jogo de amarelinha, você tem três chances de acertar uma pergunta em cada etapa.

No jogo de liga-pontos, você precisa relacionar as duas colunas - a azul e a rosa.

Você pode fazer os jogos quantas vezes quiser, mas somente a primeira tentativa ficará disponível para o relatório do professor.

Durante o jogo, você pode reler os livros para localizar informações específicas. Para fazer isso, clique na capa da obra, no canto superior direito da tela. Para voltar ao jogo, clique no “x”.

Embaixo de cada livro, existem ícones para acessar as diferentes atividades. Para realizar as atividades de escrita, clique no ícone com o lápis de escrever.

Em seguida, escolha uma das 4 atividades:

  • - Faça um resumo do livro
  • - Compare dois personagens
  • - Escreva outro final para a história
  • - Como você se sentiu lendo a história?

Digite sua resposta. Você pode mudar a cor de fundo, a fonte, o tamanho e a cor da letra, além de várias outras opções.

Quando terminar, clique em “Enviar para o professor” ou “Imprimir”.

Caso deseje, você pode voltar e fazer outras atividades. Você também pode fazer a mesma atividade novamente e reenviá-la ao professor.

Você pode gravar a sua leitura no Elefante Letrado. Para fazer isso, clique para ler o livro. Embaixo do livro, no centro da tela, clique no ícone do microfone. Se for sua primeira gravação, a plataforma vai pedir para que você faça um teste de microfone.

Se você conseguiu escutar sua voz, está pronto para começar a gravação.

Para começar a gravar, clique novamente no microfone. Para parar, clique no botão de “Pause” e, depois, no de “Stop”.

Para escutar sua gravação, clique no ícone do fone de ouvido.

Para enviar o áudio ao professor, clique no disquete.

Caso você queira regravar, saia do livro e entre novamente.

Para trocar seu avatar, clique no seu nome, no canto superior direito da tela, e, em seguida, na opção “Meu perfil”. Clicando em “Alterar foto”, você pode selecionar uma imagem do seu computador ou escolher um de nossos avatares. Para sair, clique no “x”. Você também pode personalizar a biblioteca escolhendo a cor do menu e conferir seu desempenho na plataforma.

Se o professor atribuir uma tarefa, sua plataforma vai bloquear, e você só poderá realizar o exercício solicitado.

Quando você completar a tarefa, a plataforma será liberada, e você terá acesso a todos os livros novamente. As obras dadas como tarefas ficarão sempre salvas no botão “Tarefas”.

Visão do Professor

Para entrar na plataforma, digite www.elefanteletrado.com.br. Lembre-se de utilizar o navegador Google Chrome.

No canto superior direito, clique no botão “Entrar”. Em seguida, digite o seu nome de usuário e clique em “Entrar”.

Clique em “Sou professor?”, no canto superior à direita, insira a sua senha e clique em “Entrar”.

Pronto! Agora você pode ter acesso a centenas de livros com opções de áudio, leitura, jogos de compreensão leitora e questões dissertativas. Você pode acompanhar, em tempo real, o trabalho dos alunos, além de ter acesso a relatórios de desempenho.

Essa é a tela inicial do painel do professor. Na barra cinza à esquerda, existem abas para acessar as diferentes funcionalidades do menu, como relatórios, livros, turmas, usuários, habilidades, tarefa e certificados.

Você também consegue ver as atividades recentes e a distribuição de estudantes por nível. O objetivo é que os alunos avancem de nível.

No canto superior direito, clicando em “Login como Estudante”, você consegue visualizar a plataforma na visão de aluno, para observar como o Elefante Letrado se organiza para os estudante. Clicando em “Voltar”, você retorna ao painel de professor.

Vamos mostrar como analisar o desempenho da turma e dos alunos.

Clique na opção “Relatórios” e, em seguida, em “Visão Geral da Turma”. Selecione a turma e filtre o período.

Atenção: é sempre importante filtrar a data para que os relatórios correspondam ao período de análise desejado. Em seguida, clique em “Pesquisar”.

Você verá a visão geral de sua turma: o tempo médio e a média de livros lidos durante o período selecionado. Você também consegue ver gráficos sobre esses dados. Além disso, é possível verificar o desempenho da turma nas três habilidades de compreensão leitora: localizar informações no texto, estabelecer relações entre partes do texto e fazer processos inferenciais. Você também consegue analisar o desempenho da turma nos descritores de cada habilidade.

Clicando em “Listagem de Estudantes”, no topo da tela, você afunila a pesquisa e terá informações específicas de cada estudante. Ao clicar em “Imprimir”, você consegue imprimir o quadro com o desempenho dos alunos no período determinado.

Clique no nome do estudante para gerar relatórios individuais de desempenho.

Agora, você pode analisar o tempo de leitura e o número de livros lidos de um aluno em comparação com a média da turma. Você também consegue ver o desempenho do aluno nas habilidades e nos descritores de compreensão leitora.

No campo “Histórico de Estudante”, você consegue identificar os livros lidos e os livros escutados durante o período de tempo selecionado. Você também consegue ver as questões respondidas, ouvir as gravações de leitura dos estudantes e verificar as atividades de escrita dos alunos.

Clicando em “Imprimir”, você gera um relatório individual com a evidência do trabalho do aluno.

Clicando na opção “Livros”, você consegue pesquisar livros por título, nível de proficiência, nível, autor, editora, tema e gênero. Uma dica: procure não colocar vários filtros ao mesmo tempo para não limitar a busca.

Vamos a um exemplo: se você quiser pesquisar um livro do Monteiro Lobato, vá até a opção “Autor” e selecione Monteiro Lobato .

Abaixo do campo de pesquisa, ficarão disponíveis todos os livros relacionados a esse assunto.

Na última coluna, chamada “Ação”, você pode explorar as obras e atividades.

Clicando no ícone do megafone, você consegue ouvir o livro.

Clicando no ícone do olho, você pode ler a obra.

No ícone da folha em branco, você tem acesso às propriedades do livro, como, por exemplo, as métricas de leitura, ou seja, o tempo mínimo necessário para estudantes de diferentes níveis completar a leitura da obra.

No ícone da marcação de certo, você consegue simular as atividades pedagógicas desenvolvidas especialmente para aquela obra.

Clicando na opção “Turmas”, você consegue visualizar as informações dos alunos, como nome, matrícula, senha, nível, último login e pontos ganhos.

Para alterar as informações dos estudantes, clique na opção “Editar”, na parte superior da tela.

Ao clicar em “Editar”, vai aparecer uma coluna chamada “Ação”.

Para avançar o nível de um aluno, clique no ícone do lápis de escrever. Em seguida, clique no campo nível e altere a informação. O programa vai te perguntar se o estudante está, de fato, pronto para concluir o nível. Ao clicar sim, a plataforma vai questionar se você deseja atribuir pontos ao estudante, uma vez que ele está dando um salto nos níveis. Você marca a opção desejada, clica em “OK” e, em seguida, clica no ícone de disquete para salvar.

O mesmo procedimento pode ser feito para colocar os estudantes em um nível anterior e para alterar o nome e/ou a senha dos estudantes.

Clicando na opção “Tarefa”, um botão rosa, chamado “Criar Nova Tarefa”, vai aparecer logo abaixo. Clique nesse botão.

Escreva o nome da tarefa, selecione a turma (caso você tenha mais de uma) e selecione os estudantes.

Agora é hora de selecionar o livro que você deseja atribuir como tarefa. Clique no nível no qual está a obra. Selecione as atividades que serão atribuídas ao aluno.

Deslize a barra até embaixo e clique em “Salvar”. É importante lembrar que você consegue dar qualquer livro da plataforma como tarefa, independente do nível no qual o aluno se encontra. Você também pode dar quantas tarefas desejar.

Atenção: ao atribuir uma tarefa, a plataforma do aluno bloqueia toda, e ele consegue realizar somente a tarefa atribuída. Assim que o estudante completar todas as atividades, a plataforma fica liberada novamente, e ele terá acesso a todos os livros. As obras dadas como tarefas ficarão sempre salvas neste botão.

Para acompanhar o status das atividades, clique no botão “Tarefa”. Na parte superior, você terá a opção de ver o “Histórico de Estudante” (analisar o status de cada aluno em relação às tarefas) ou o “Histórico de Tarefas” (analisar o status de todos alunos em relação a uma tarefa específica).

Para excluir uma tarefa, clique no botão “Tarefas”, desça a barra de rolagem, clique na tarefa e, em seguida, clique em “Excluir”. Se você excluir uma tarefa, a plataforma dos alunos voltará a ser liberada, mas você perderá o histórico de quem completou a atividade.

Clicando na opção “Certificados”, você pode gerar certificados por leitura e por tempo de leitura para os alunos. No certificado por leitura, por exemplo, selecione, a turma e o período que você deseja analisar.

Atenção: é sempre importante filtrar a data para que os relatórios correspondam ao período de análise desejado.

Em seguida, clique em “Pesquisar”.

Você verá a lista de alunos, o total de obras lidas no período selecionado e a quantidade de livros lidos por nível. Para gerar o certificado, basta selecionar o estudante e clicar no botão “Certificar”. Um PDF será disponibilizado.

Para gerar o certificado por tempo de leitura, a sistemática é a mesma.

Os livros possuem métricas de leitura, ou seja, um tempo mínimo no qual os alunos devem ler as obras. Esse tempo varia de acordo com o nível e foi estabelecido a partir de pesquisas e testes.

Se o aluno não atingir o tempo mínimo, o livro não será contabilizado como lido e os jogos e as atividades de leitura não ficarão disponíveis. Caso isso aconteça, converse com seu aluno sobre as métricas. Se você analisar que, de fato, o aluno está lendo o livro mais rápido do que o tempo mínimo, então é hora de avançá-lo de nível.